Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

matriz2006

matriz2006

19
Mai10

Projecto Arrisca

 

Mais de 60 crianças usufruem, diariamente, dos serviços prestados pelo Instituto Maria da Paz Varzim. As dificuldades económicas têm sido grandes ao longo destes anos de actividade, mas a dedicação a este grupo por parte da Direcção, dos funcionários e de alguns amigos, tem conseguido superar os contratempos. A colaboração de empresas e particulares tem sido essencial para a continuidade deste projecto. E, é neste sentido, que o Instituto Maria da Paz Varzim organiza este fim-de-semana, 21, 22 e 23 de Maio, no Diana Bar, uma angariação de fundos. Sob o tema “Santa Isabel, Rainha da Paz”, a associação irá promover três dias repletos de iniciativas, desde debates, a momentos de dança, comédia e música. O objectivo é conseguir verbas para a compra e colocação de umas escadas de incêndio, uma norma de segurança imposta pela Segurança Social, sendo que a aquisição e obras inerentes terão um custo de cerca de sete mil euros.    

Sendo assim, aa sexta-feira, 21, pelas 21h00, irá decorrer a sessão de abertura, com a presença do padrinho da festa, Manuel Serrão. A academia Gimnoarte irá abrilhantar a noite com um apontamento de dança, ao qual se seguirá o debate “A mulher ontem e hoje”, com a participação de Odete Costa (presidente do Instituto), Cecília Meireles (deputada da Assembleia da República), Andrea Silva (vereadora da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim), Aurora Cunha (atleta olímpica), Deolinda Carneiro (directora do Museu Municipal da Póvoa de Varzim) e Amélia Monteiro (directora da Exponor).

No sábado, 22, a partir das 10h30, antigos jogadores do Varzim Sport Club vão estar “À conversa com…”, uma interacção informal entre os craques e o público. À tarde, a partir das 15h00, momentos de comédia, poesia e música serão trazidas por “amigos” do Instituto, entre os quais Rui Nova, que recentemente participou no Festival da Canção. Às 21h00, os Pequenos Cantores de Amorim e o grupo Laundos Ensemble vão oferecer um concerto a não perder.

No domingo, 23, às 10h30, mais um “À conversa com…”, desta vez para dar a conhecer a solidariedade de agora e de outros tempos. Laurinda Poças e Joaquina Costa vão explicar as diferenças entre trabalhar no Instituto no tempo da sua fundação e nos dias de hoje. Às 15h00, as crianças do Maria da Paz Varzim vão ser as estrelas, dançando e encantando todos os presentes. A academia Baila Pásion também irá dar o seu contributo a esta festa, dando um espectáculo de sevilhanas. O Rancho de Amorim e Tiago Pereira, violinista, irão também actuar.    

 

Entre jardim-de-infância e Actividades de Tempos Livres (ATL), a associação irá dedicar-se a um novo projecto: “Arrisca”. Durante três anos, o Instituto, juntamente com a Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens e a Associação Cultural e Recreativa da Matriz, irá trabalhar com crianças e adultos em várias áreas: informática, inglês, música, desporto, acompanhamento psicológico, oficinas família, expressão plástica e acompanhamento ao estudo. Todo este apoio será gratuito para aqueles que forem recomendados por um destes parceiros e funcionará na sede da Associação Cultural e Recreativa da Matriz. O Instituto Maria da Paz Varzim foi a única instituição a quem o apoio foi concedido na Póvoa pelo Ministério da Solidariedade, no âmbito do Programa “Escolhas”.

Por todos estes motivos e mais alguns, a associação espera pela sua presença e pelo seu contributo. Não se esqueça que “o melhor do mundo são as crianças”.