Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

matriz2006

matriz2006

01
Abr07

Domingo de Ramos

 

Oito dias antes do Domingo de Páscoa realiza-se esta cerimónia litúrgica no seguimento duma tradição de raízes muito antigas.
Pensa-se que tenha origem na “Festa dos Tabernáculos”, solenidade em que os antigos judeus evocavam o seu acampamento no deserto depois da saída do Egipto.
Esta cerimónia tem lugar na Igreja da Misericórdia onde, no decorrer da missa, são benzidos ramos de palmeira, de azinheira ou de oliveira numa liturgia denominada “Bênção dos Ramos”.
O acto é, então, interrompido ali, e os ramos, já benzidos, são levados por “anjinhos” em cortejo até à Igreja Matriz, onde prossegue a celebração da missa.
Era comum muitas crianças visitarem neste dia o padrinho ou madrinha a quem ofereciam um ramo benzido, na intenção de lembrar que no Domingo seguinte - Domingo de Páscoa -, lhes fariam nova visita, então para receber a rosca que, por tradição, lhes é devida.

Actualmente, a grande maioria, enquanto solteiros, levam ao padrinho e à madrinha no domingo de ramos, um lindo ramo de flores ou um vaso ornamental, sendo que se não o fizeram, podem ter a certeza que na Páscoa não têm folar. Folar este, que em lugar da antiga rosca de trigo ( que ainda se vê, enfiada nos pescoço, para manter a tradição), é agora rosca de pão de ló, amêndoas e ovos de chocolate e normalmente uma prenda que conforme as posses, vai de peças de roupa ás peças pessoais em prata ou ouro.