Semana Santa
A época em que vamos entrar - A Páscoa - é linda de viver na nossa cidade e revela a profunda religiosidade dos poveiros pela entrega e entusiasmo da população às várias celebrações.
Na Semana Santa são três as procissões alusivas a esta quadra festiva: a Procissão dos Ramos (domingo, 1 Abril), a Procissão do Enterro do Senhor (sexta, 6 Abril) e a Procissão da Ressurreição (domingo, 8 Abril).
Segundo António Santos Graça, na obra O Poveiro, "nota-se entre eles a mesma alegria esfusiante do povo desta região, que tem na Páscoa e no Natal as suas duas grandess festas da família, onde todos se reúnem fraternalmente no seu lar". O etnógrafo explica, ainda, que “as casas lavam-se no sábado e os soalhos são, no domingo de Páscoa , cobertos de hera e flores, arranjando-se as camas com as melhores roupas da caixa para se receber o compasso, as boas festas do pároco ou dos seus representantes”. A tradição de receber o compasso perdura na Póvoa de Varzim. Uma visita obrigatória a cada lar poveiro onde a cruz é recebida com toda a solenidade. Um tapete de flores dá as boas-vindas.
(textos adaptados de http://www.cm-pvarzim.pt/)