Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

matriz2006

matriz2006

16
Set08

...

PALAVRAS...

 

  c880e47a2a102d25ae71a21c327b89cd_we.jpg picture by Cisbela

Quero lá saber de métricas ou de rimas!

Escrevo como sei, e sinto, e sou!

Quem gosta, gosta; quem acha mau e não gostou...

Paciência! – Defeito meu que humano sou.

E por acaso (...acho graça!) – até rimou!

 

Ninguém é perfeito.

E eu, pobre mortal,

Não poderei ter esse defeito?...

Claro que perfeito, não! - Isso não sou!

Pois se assim fosse... Era anormal.

E eu, a mim apenas quero ser igual!...

 

Pensem em "Pessoa", esse Poeta genial,

Que escreveu um tal poema: “Em linha recta”.

...Ai se fosse eu que escrevesse tal e qual,

Chamar-me-iam de “pateta”!...

 

E, afinal...

Vejam que lindo esse poema é!

Eu, pessoa sou, mas não “Pessoa”;

E jamais nasci p’ra ser poeta.

Mas... sempre que minha alma doa,

Isto prometo: – com rimas ou sem elas,

Escrevo como sei coisas singelas.

 

Até que um dia...

Alguém me chame de louco, de pateta

Ou ache graça.

E, por chalaça

Veja nestes rabiscos poesia!

Mas, se assim for...

(aqui até soava bem a rima!)

Eu peço por favor:

Leiam nas palavras o amor;

Alguma rebeldia; saudade e dor.

Tudo isso, sim! – Não poesia!

 

 

 

 Fernando Reis Costa