Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

matriz2006

matriz2006

16
Jun06

Parabéns Póvoa de Varzim

Póvoa de Varzim

A nossa linda cidade faz hoje 33 anos

Póvoa de Varzim (por vezes indevidamente chamada de Póvoa "do" Varzim) é uma cidade portuguesa do distrito do Porto, Região Norte e sub-região do Grande Porto. É a área urbana mais a norte a integrar a Grande Área Metropolitana do Porto (distando 27 quilómetros dessa cidade).

O município possui 81,94 km² de superfície, espalhados por doze freguesias, cujo total de habitantes se eleva aos 63 469 dos quais 38 848 na cidade, o que lhe dá a densidade populacional municipal de 774,57 hab./km² de acordo com o Recenseamento de 2001.

Relatada pela primeira vez como vila portuguesa em 953, ainda durante o primeiro condado de Portugal, recebeu foral de D. Dinis em 1308 e, mais tarde, um novo foral com D. Manuel I em 1514. O seu maior desenvolvimento deveu-se ao facto de se ter tornado o principal porto de pesca do norte do país no século XVIII e a ligação ferroviária ao Porto no final do século XIX que potenciou a cidade como o maior pólo turístico da região Norte devido aos extensos areais propícios aos banhos de mar e, também, por ser uma das poucas zonas de jogo autorizado em Portugal, potenciou-se ainda como centro das indústrias alimentar e têxtil.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.