Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

matriz2006

matriz2006

13
Jun07

Stº António

 

Franciscano português. doutor da Igreja, nasceu junto á Sé de Lisboa, por cerca do ano de 1190, seu nome verdadeiro Fernão Bulhão.
Aos 20 anos, professou a vida religiosa entre os cónegos de Santo Agostinho, no Mosteiro de S. Vicente, depois no Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra, onde foi ordenado sacerdote.
Em 1220, tornou-se frade Franciscano, e sua primeira missão apostólica foi em Marrocos onde permaneceu pouco tempo vitima de grave doença.
Esteve em Itália, França, onde ensinou teologia, pregador, professor em Pádua onde faleceu de doença súbita.
Foi canonizado em 3 de Maio de 1232, um ano após sua morte em 13 de Junho de 1231.
Português de grande projecção Universal serviu de inspiração em pinturas e esculturas. Padroeiro secundário de Portugal, e padroeiro principal da cidade de Lisboa onde é festejado a 13 de Junho!
Na nossa cidade é festejado no Largo do Cidral, na noite de 12 para 13 de Junho, todos os anos, sendo responsável por estes festejos a Associação Cultural e Recreativa da Matriz.
Há alguns anos atrás fazia-se a exibição do Rancho Tricanas do Cidral, que festeja nesta data o seu aniversário, 87 anos cumpre em 2007,  e seguia-se a exibição de um conjunto ou grupo musical. O povo divertia-se até altas horas, mas actualmente e devido às novas leis que não nos permitem festejos depois das 24 horas, optamos por exibir um rancho convidado - este ano o Rancho Folclórico de S. Pedro de Avioso e fechar a festa com a exibição do nosso rancho, que além de vários numeros do seu vasto repertório, dança sempre a marcha de Stº António e termina a actuação com as "modinhas poveiras", formando no Largo do Cidral uma roda gigante, onde as pessoas se divertem, cantam, dançam, vivem alguns momentos de felicidade pura, onde  tradição,cultura e animação saudável se misturam.
 

1 comentário

Comentar post